quinta-feira, 11 de outubro de 2007

PREÂMBULO

A situação das virgens relatada na parábola, tendo em vista sua conexão com o contexto apocalíptico, nos leva a crer que as dez virgens representam o estado final da história da igreja na face da terra, tal como a conhecemos hoje. Aliás, Jesus começa a parábola afirmando: “Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens...” – Mt. 25:1”.
O livro de Apocalipse nos mostra sete igrejas – Ap. 2:1 – 3:22, sete noivas à espera do noivo. “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, ataviada como uma noiva para o seu noivo” – Ap. 21: 2. Em várias passagens do Velho e do Novo Testamento, a Igreja é nos apresentada como “noiva do Cordeiro”. Na carta aos Efésios, no capitulo 5 dos versos 22 à 27 o apóstolo Paulo faz uma referência clara e sem contestação da ligação de Cristo com a Igreja sua noiva. Aliás, Paulo entendeu muito bem esta hipérbole – igreja / noiva / virgem, a tal ponto de afirmar à igreja em Corintos que “Estou zeloso de vós com zelo de Deus. Tenho vos preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo” – 2ª Co 11:2.
A exemplo das dez virgens da parábola, as sete igrejas apocalípticas nos são apresentadas num todo; com seus defeitos e virtudes, cabendo a nós, povo de Deus, examinar atentamente as escrituras e concluirmos com quais das virgens a igreja ( organização eclesiástica que pertencemos) se assemelha, sem entretanto nos esquecermos que somos parte da Igreja de Cristo e que no interior de cada um de nós há uma igreja “Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o espírito de Deus habita em vós?” – 1ª Co 3:16; e que “Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espirito e em verdade” - Jo 4: 24.
Feitas estas observações, respaldados na palavra de Deus “Regozijemos – nos, e alegremos – nos e demos – lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi – lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos. E disse – me: Escreve: Bem aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse – me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus”. – Ap. 19: 7 – 9.

Nenhum comentário: